Personalidade obsessiva /3
Personalidade pode ser conceituada como o conjunto de características que definem uma pessoa. Em palavras mais simples: o jeito da pessoa, o jeitão dela. Sua maneira de ser, de agir, de se relacionar.
A personalidade é considerada alterada quando apresenta desvios importantes do modo como o indivíduo médio, em uma dada cultura, percebe, sente, pensa e se relaciona com os outros. O transtorno - Transtorno Específico de Personalidade - aparece já na infância ou na adolescência. Entretanto, o diagnóstico nunca é dado antes dos 16 ou 17 anos de idade.
São vários os Transtornos Específicos de Personalidade - leia no site o texto PERSONALIDADE DOENTE. Em um deles, denominado de Personalidade Obsessiva ou Anancástica o indivíduo tem uma preocupação com organização, perfeccionismo e controle mental e interpessoal, às custas da flexibilidade e da eficiência:
(1) Tenta manter um sentimento de controle através de uma atenção extenuante a regras, detalhes triviais, listas, horários, chegando a perder o ponto mais importante da atividade.
(2) Seu perfeccionismo o impede de completar uma tarefa porque não consegue atingir seu padrão demasiadamente rígido.
(3) Devotamento excessivo ao trabalho e à produtividade, pouco tempo para lazer e para as amizades.
(4) Inflexível em assuntos de moralidade, de ética e de valores, com exagerada conscienciosidade.
(5) Incapaz de se desfazer de objetos inúteis ou usados, mesmo quando não têm valor sentimental.
(6) Reluta em delegar tarefas para outras pessoas, a menos que estas se submetam a seu modo exato de fazer as coisas.
(7) Dificuldade em gastar; o dinheiro é visto como algo que deve ser reservado para catástrofes futuras.
(8) Rigidez e teimosia.
Estes indivíduos tendem a ficar irados em situações nas quais não conseguem manter o controle de seu ambiente físico ou interpessoal.
Acredita-se que este transtorno de personalidade seja prevalente em 1 % da população.
Apesar da semelhança, é fácil de se distinguir a Personalidade Obsessiva do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) (ver artigo no site) pois este último apresenta verdadeiras obsessões e compulsões. Os dois diagnósticos podem estar presentes no mesmo indivíduo.
Por outro lado, é bom lembrar que traços moderados de personalidade obsessiva podem ser especialmente úteis, particularmente em situações que exigem um alto desempenho.