Personalidade dependente /1

Personalidade dependente /1

02/10/2019
Personalidade dependente /1

Personalidade pode ser conceituada como o conjunto de características que definem uma pessoa. Em palavras mais simples: o jeito da pessoa, o jeitão dela. Sua maneira de ser, de agir, de se relacionar.

A personalidade é considerada alterada quando apresenta desvios importantes do modo como o indivíduo médio, em uma dada cultura, percebe, sente, pensa e se relaciona com os outros.  O transtorno - Transtorno Específico de Personalidade -  aparece já na infância ou na adolescência. Entretanto, o diagnóstico nunca é dado antes dos 16 ou 17 anos de idade.
São vários os Transtornos Específicos de Personalidade - leia no site o texto PERSONALIDADE DOENTE. Em um deles, denominado de Personalidade Dependente, o indivíduo:
1. Permite ou até encoraja a outros tomarem a maioria das decisões importantes de sua vida;
2. Subordina suas necessidades e desejos as necessidades e aos desejos das pessoas de quem depende;
3. Reluta em fazer exigências mesmo que razoáveis às pessoas das quais depende;
4. Sente-se desamparado quando sozinho devido a medos exagerados de incapacidade de se autocuidar;
5. Teme ser abandonado;
6. Frente às decisões cotidianas recorre ao conselho de outros.
O comportamento dependente é considerado doente quando nitidamente excede as normas culturais do individuo ou quando reflete preocupações irrealistas. Inclusive, deve se levar em conta que algumas sociedades apóiam e desencorajam de modo diferente o comportamento dependente em homens e em mulheres.

Enviando