Distimia

Distimia

02/10/2019
Distimia

Distimia é um tipo de depressão leve e constante que afeta 3% da população. Este quadro é diagnosticado quando a pessoa apresenta humor deprimido ou irritável por um período de pelo menos dois anos para o adulto e de pelo menos um ano para a criança e para o adolescente. Além destas alterações devem estar presentes pelo menos dois dos seguintes sintomas: (1) apetite diminuído ou aumentado; (2) insônia ou muito sono; (3) fadiga ou baixa energia; (4) auto-estima baixa; (5) dificuldade de concentração e de tomar decisões.

Estes sintomas tornam-se tão presentes na vida cotidiana do sujeito (“Sempre fui assim”) que eles normalmente não são relatados, a menos que diretamente perguntado pelo entrevistador.
Os sintomas não podem ter desaparecidos por um período que ultrapasse a dois meses. Caso isto ocorra trata-se de outro tipo de depressão que não a distimia. A pessoa com distimia pode apresentar episódios de depressão mais grave, no que alguns chamam de depressão dupla: a distimia e outra mais grave. 
Nas crianças, a distimia ocorre igualmente em ambos os sexos. Na idade adulta as mulheres estão duas a três vezes mais propensas a desenvolver este quadro. As crianças e os adolescentes com distimia em geral apresentam dificuldade de integração social e de rendimento escolar.
Acredita-se que 75% das crianças e dos adolescentes que apresentam distimia acabam apresentam um quadro de depressão de tipo mais grave. Daí a importância de se diagnosticar e tratar estes quadros.
Os tratamentos são feitos basicamente com o uso de medicamentos antidepressivos.(Jorge Alberto Salton)

Enviando