Filme / Amnésia de Christopher Nolan

Filme / Amnésia de Christopher Nolan

02/10/2019
Filme / Amnésia de Christopher Nolan

O filme Amnésia (Memento) do diretor Christopher Nolan, realizado no ano 2000, revela de forma artística duas alterações da memória: amnésia e paramnésia. A partir de história escrita por Jonathan Nolan, Christopher faz um filme muito inteligente.

Leonard, representado pelo ator Guy Pearce, ao tentar defender a esposa de um estupro leva uma pancada na cabeça e passa a apresentar uma amnésia de fixação. Como diz o nome, nesta amnésia, a pessoa não consegue mais fixar nada. O que foi fixado anteriormente à lesão, continua fixado. Porém, nada mais é fixado! É muito angustiante a situação de uma pessoa que não consegue reter na memória coisa alguma. Leonard, procura fotografar e anotar no verso da foto as pessoas com as quais convive. Sabe, que logo logo nem mais saberá que as conhece.
Podemos dividir as amnésias, de forma simplificada, em amnésia de fixação e de evocação. A primeira se deve, em geral, a algum problema orgânico: alcoolismo crônico, outras drogas, lesões no cérebro, etc. A de evocação consiste em não mais conseguir lembrar algo que foi fixado no cérebro. Em geral se deve a problemas emocionais. Um trauma psicológico, por exemplo, pode fazer com que defensivamente a mente não permita que sua lembrança surja na consciência.
Leonard procura preencher o vazio com suas deduções e com suas imaginações. Summy, um homem que teria sofrido de amnésia de fixação e cuja esposa buscava uma indenização na seguradora em que Leonard trabalhava, não passa de  imaginação. A esposa de Summy tem dúvidas se seu marido não lembra por problema orgânico ou se é por algum problema emocional. Faz de tudo para que o marido se recupere. Inclusive, já desesperançada, faz uma prova final. Como ela sofre de diabetes, pede para o marido lhe aplicar a injeção de insulina. Passados alguns segundos pede de novo, depois de novo e de novo. Conclusão: morre por hipoglicemia. 
A esposa de Leonard sofria de diabetes e a prova de insulina foi ela quem fez. Leonard quer crer que sua esposa morreu não por obra de suas injeções de insulina e sim nas mãos dos estrupadores. Passa o tempo todo em busca do suposto assassino de sua mulher. É usado por outras pessoas que o levam a cometer crimes sempre se passando por quem quer ajudá-lo a realizar sua vingança.
Pois bem, Summy é uma paramnésia. Paramnésia é uma falsificação da memória por distorção ou por pura imaginação. Chama-se Falsificação Retrospectiva quando o paciente adiciona a uma lembrança real coisas que não existiram. Chama-se Confabulação quando a partir do vazio, do nada, ele cria uma história. Existem outras paramnésias como dejá vu e jamais vu.
O filme se faz através de fragmentos que narram a história do fim para o início, tornando-o intrigante e prendendo nossa atenção. Christopher Nolan em Amnésia nos oferece uma aula imperdível sobre amnésia de fixação e paramnésia.(Jorge Alberto Salton)

Enviando