Timidez / Vergonha / Fobia Social /1
FOBIA SOCIAL
Esta fobia atinge um número muito grande de pessoas. Algumas pesquisas chegaram a encontrar este quadro em até 13% das pessoas pesquisadas. Como diz o nome, a fobia social se caracteriza por medo/ansiedade em situações sociais. Por exemplo, ansiedade ao ser apresen-tado para estranhos, ao conhecer pessoas importantes, ao comer ou beber em lugares públicos, ao participar de pequenos grupos, ao entrar em festas, ao ser alvo de brincadeiras. Também se caracteriza por medos de dar vexame em situações de desempenho, como falar em público, escrever na frente de outros, atuar ou tocar algum instrumento em público, fazer relatório para um grupo, expressar discordância. O indivíduo pode apresentá-la de forma generalizada sofrendo em todas as situações referidas antes ou pode o problema se restringir a uma única situação, como encontrar-se com o sexo oposto, por exemplo.
Devido a ansiedade, o indivíduo apresenta também manifestações orgânicas: palpitação, tremedeira, suor , músculos tensos, dor de estomago, boca seca, rubor facial.
A fobia social está, em geral, associada à baixa auto-estima e ao medo de críticas. Inicia, em geral na adolescência. É igulamente comum em homens e mulheres.
O prognóstico é bom com a utilização de medicamentos antidepressivos. Também com psicoterapia interpessoal e com psicoterapia cognitivo-comportamental.
(Jorge Alberto Salton)