Filme/ Personalidade anti-social: Cálculo mortal
Personalidade pode ser conceituada como o conjunto de características que definem uma pessoa. Em palavras mais simples: o jeito da pessoa, o jeitão dela. Sua maneira de ser, de agir, de se relacionar. A personalidade é considerada alterada quando apresenta desvios importantes do modo como o indivíduo médio, em uma dada cultura, percebe, sente, pensa e se relaciona com os outros. O transtorno - Transtorno Específico de Personalidade - aparece já na infância ou na adolescência. Entretanto, o diagnóstico nunca é dado antes dos 16 ou 17 anos de idade. São vários os Transtornos Específicos de Personalidade - leia no site o texto PERSONALIDADE DOENTE.
Para receber o diagnóstico de PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL o indivíduo tem de ter pelo menos dezoito anos e já ter apresentado algum distúrbio de conduta antes dos quinze anos. Distúrbio de conduta no sentido de violar normas ou regras sociais importantes e adequadas à idade. Podemos dividir em: agressão à pessoas e animais, destruição de propriedade, furto ou séria violação de regras.
Quem tem personalidade anti-social não se conforma funcionar dentro das leis vigentes em seu meio. Freqüentemente faz coisas que constituem motivo para detenção quer seja preso ou não. Não respeita os direitos, os desejos e os sentimentos dos outros. Não possui empatia, portanto não se coloca no lugar dos outros. Não sente culpa ou remorso pelos seus atos. Arruma explicações superficiais como justificativa por ter ferido, roubado ou maltratado alguém: “a vida é injusta”, “perdedores merecem perder”, “era um boboca mesmo”. Para obter dinheiro, sexo ou poder, engana e manipula os outros. Mente, finge, faz qualquer coisa sem ética alguma. É irresponsável em tudo: no trabalho, em honrar compromissos financeiros. É impulsivo. Não pensa no futuro. Em geral, é irritado e violento. Pode mostrar um encanto superficial e ter facilidade com as palavras.
O filme Murder by Numbers / Cálculo Mortal, do diretor Barbet Schroeder aborda o tema. Ryan Gosling está no papel de alguém com personalidade anti-social.
A personalidade anti-social é mais comum em homens do que em mulheres. A prevalência é de cerca de 3% em homens e de cerca de 1% em mulheres. Tem um curso crônico mas pode tornar-se menos evidente ou apresentar remissão por volta da quarta década da vida.
Muitos dos que possuem Personalidade Anti-social apresentam de forma concomitante Personalidade Narcisista ou Personalidade Histriônica ou Personalidade Bordelaine.
(Jorge Alberto Salton)