Pedofilia
Consiste na atração sexual por crianças com idade pré-puberal ou no início da puberdade, geralmente com 13 anos ou menos. Alguns pedófilos se sentem atraídos por meninos, outros por meninas e outros por ambos.
É uma doença quase que exclusivamente encontrada em homens. Na Classificação Internacional das Doenças, décima revisão (CID-10), está colocada dentre os Transtornos de Preferência Sexual. O indivíduo deve ter no mínimo 16 anos e ser pelo menos 5 anos mais velho que a vítima. Aqueles que sentem atração pelo sexo feminino geralmente preferem crianças de 10 anos. Aqueles atraídos por menimos preferem crianças um pouco mais de idade. A vítima mais comum é a menina.
Alguns pedófilos sentem atração também por adultos, outros só sentem atração por crianças. Podem limitar suas atividades a seus próprios filhos, por filhos adotivos ou parentes, ou vitimar crianças de fora de suas famílias. Alguns chegam a casar com uma mulher por ela ter filhos atraentes.
Esta doença começa em geral na adolescência, embora há casos que só se iniciaram na meia-idade. O curso é crônico e as recidivas são freqüentes. Poucos procuram tratamento e o prognóstico varia muito. As chances de recuperação são melhores quando os desejos pedófilos permanecem apenas no mundo da fantasia.
Quando o indivíduo já ultrapassou a barreira de seu controle interior e praticou um ato pedófilo, o prognóstico se torna mais sombrio. Um pedófilo que mata uma criança seja por sadismo seja para esconder seu crime será para sempre perigoso a sociedade. Permaneça na cadeia o tempo que for, quando de volta as ruas o perigo de voltar a praticar o ato é enorme. No presídio, poderá ter um comportamento exemplar. Lá está longe de crianças, único estimulo para agir criminosamente. Porém, quando nas ruas...
Muitos pessoas com esse problema tem uma crítica e desejam sinceramente não praticá-lo. A propóstio, vale muito a pena assistir o filme O Lenhador.
(Jorge Alberto Salton)