Todos temos de lidar com pessoas de difícil relacionamento seja na família, no trabalho, no convíveo com amigos ou mesmo com estranhos. Certas habilidades nos ajudam a alcançar a melhor relação possível. Nos ajudam a evitar desentendimentos, a adequar nossas expectativas em relação a eles, a não sofrer ou sofrer bem menos na companhia deles. E, em certos casos possíveis, transformar em fácil uma relação difícil. Em outros, a, sem culpa, "fugir como o diabo da cruz". Ninguém está livre de se defrontar com relações difíceis. A diferença está em como cada um lida com elas.
 
                 
                
                    Bem sei como as relações são importantes para vivermos bem. Como professor de relação médico paciente há algumas décadas acumulei experiências que gostaria de transmiti-las. Sou médico psiquiatra, escritor - todas as quintas publico crônica no facebook -, roteirista e diretor de longa metragens. Quem se inscreve, recebe acesso a todo o curso e pode ir fazendo conforme sua disponibilidade.  shiicursos@gmail.com
A. COM PESSOAS DE PENSAMENTO MANIQUEISTA. Casos exemplo: 1. Maniqueismo na sorveteria; 2. O namorado da namorada; 3. A médica apressada. 4. A dificuldade de Bruno para se relacionar devido a submissão ao maniqueismo; 5. A dificuldade de Cleo para se relacionar devido a submissão ao maniqueismo.
B. COM PESSOAS COM ALTERAÇÃO DA PERSONALIDADE.
Casos exemplo: 1. Corola não é carro; 2. Veneno no mate. 3. O ermitão; 4. Lubitz: o piloto alemão; 5. A filha desaforada.
C. PSASA: UM MÉTODO PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS CAUSADO POR PESSOAS DIFICEIS. Casos exemplo: 1. Me chamou de feio; 2. Descomunal safadeza; 3. Chaplin: "O dono da rua". 4. A culpa de Ema  personagem de Flaubert; 5. A culpa do médico do curta "Sou apenas a tua voz" (vencedor do concurso de curtas da Associação Brasileira de PSiquiatria).6. Quando se perde a comunicação com a outra pessoa: curta "Os que vão e os que ficam" (premiado pela Associação Brasileira de Psiquiatria); 7. Mágoas e ressentimentos minando uma relação; 8. Casos/situções trazidas pelos participantes que assim o desejarem.