OBEJETIVOS:
Curso de atualização permanente baseado no guia de tratamento da American Psychiatric Association (APA), nas diretrizes da Associação Médica Brasileira (AMB) e na experiência de mais de trinta anos do autor.
MÓDULOS:
- A relação com o paciente e o sentimento de quem o trata;
- Diagnóstico das (inúmeras) depressões;
- Diagnóstico dos (vários) T. bipolares;
- Diagnóstico diferencial;
- Tratando as depressões no mundo real;
- Medicamentos para as depressões;
- Psicoterapias para as depressões;
- Tratando os T bipolares no mundo real;
- Suicídio;
- Antidepressivos em pacientes que apresentam doencças orgânicas;
- Inrerações medicamentosas;
- Gravidez;
- Amamentação;
- Escalas de avaliação da depressão;
- As classificações;
- Funções da depressão;
- O futuro;
- Novidades que acrescentam.
Prezados colegas:
O curso é diferente dos demais cursos. A começar pelo fato do professor estar na labuta diária do atendimento dos pacientes depressivos e bipolares (“gente como a gente”). Quem está na prática sabe bem o quanto o mundo real é diferente do academicismo e do modismo gerado por pesquisas realizadas com amostras “puras”, “limpas”.
Curso sempre atualizado: por ser on-line (e não livro), seu texto é constantemente modificado em acordo com as pesquisas e os consensos mais recentes. Consulta rápida: o formato predominantemente em texto, sem maiores “efeitos especiais”, permite que seja utilizado como consulta no dia-a-dia dos consultórios, ambulatórios e hospitais.
Elaborado para os colegas psiquiatras: como já conhecem o problema, o curso servirá para atualização e para a observação de como um colega com mais de quarenta anos de anos de profissão age no dia-a-dia; encontrarão nele dicas e macetes. Os psiquiatras, pelos conhecimentos que já possuem, aproveitarão todo o conteúdo do curso; os demais terão dificuldades em alguns módulos.
Também é dirigido a médicos de outras especialidades que tratam depressão, como neurologistas e médicos da saúde coletiva, entre outros; bem sabemos que a maioria dos pacientes com transtornos psiquiátricos é atendida por médico não-psiquiatra; pesquisa recente realizada na Holanda confirma: Van Rijswijk E, Borghuis M, Van de Lisdonk E, Zitman F, Van Weel C. Treatment of mental health problems in general practice: a survey of psychotropics prescribed and other treatments provided. International Journal of Clinical Pharmacology and Therapeutics 45:23-29, nº 1, jan 2007.
Psicólogos que aplicam psicoterapia nestes pacientes encontrarão um longo capítulo a respeito. Profissionais da área da saúde mental que queiram se aprofundar no tema aproveitarão grande parte do curso. Biólogos e geneticistas poderão observar como as pesquisas em neurobiologia chegam a população usuária. Familiares, amigos e colegas de pacientes (alguns capítulos são de difícil compreensão para leigos) poderão perceber a complexidade dos tratamentos. Pacientes poderão compreender o porquê dos procedimentos adotados nos seus tratamentos. O curso também poderá ser útil a jornalistas que estejam se especializando em jornalismo científico.
Atenciosamente,
Dr. Jorge Alberto Salton