Tornando-se adulto /1
MANEJANDO CONFLITOS DE RELACIONAMENTO DESENVOLVENDO INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL
Algumas pessoas me procuram não para tratamento porque não apresentam nenhuma doença. Fazemos uma avaliação e eu digo: “Não tenho nenhum código para você. A Classificação Internacional das Doenças está cheia deles. Você não se enquadra em nenhum”. Esta pessoa busca, na verdade, refletir com alguém maneiras mais adultas de lidar com seus problemas de relacionamento. Busca desenvolver sua inteligência interpessoal e intrapessoal.
Nossa mente desempenha uma série de funções todas de forma integrada. Porém, para mais facilmente entender, convencionou-se dividi-las em dez, as dez funções mentais: atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afeto e conduta. A inteligência, por sua vez, pode ser dividida em sete. As sete inteligências: 1.corporal/ esportiva; 2.visual/espacial; 3.lógico/matemática; 4.Lingüística; 5.Musical; 6.Interpessoal; 7.Intrapessoal ou intrapsíquica.
Nos meus encontros com estas pessoas que não apresentam doença, procuro junto com elas desenvolver suas habilidades no que se refere as inteligências interpessoal e intrapessoal. Isto implica em, inclusive, aceitar nossas limitações pessoais e a daqueles com quem convivemos. O fulano “é o que é”, eu “sou o que sou”. Outra questão que invariavelmente aparece é a que chamamos função espelho: até que ponto nossa avaliação deve estar no olhar dos outros ou no nosso olhar?
(Jorge Alberto Salton)