Café
A cafeína está presente não apenas no nosso cafezinho diário, mas também no chá, chocolates, bebidas energizantes e comprimidos para resfriado.
Sabe-se que os árabes já consumiam a cafeína há mais de mil anos. Hoje, estima-se que 10% dos norte-americanos vivam intoxicados com cafeína.
O uso excessivo pode levar a INTOXICAÇÃO AGUDA, caracterizada por: inquietação, excitação, nervosismo, insônia, rubor facial, aumento no volume de urina, contrações musculares, problemas gastrintestinais, taquicardia, entre outros.
O usuário crônico, mesmo que não apresente intoxicação aguda, pode revelar um quadro de CAFEINISMO caracterizado pelos mesmos sintomas da intoxicação aguda, porém em intensidade menor. É o indivíduo que seguidamente revela sintomas de gastrite, tem problemas para dormir, irritabilidade, seu coração anda taquicárdico, parecendo sempre estar estressado.
A abstinência de cafeína pode aparecer em poucas horas, com o usuário podendo apresentar cansaço, sonolência e, às vezes, dor de cabeça.(Dr. Jorge Alberto Salton)