Personalidade histriônica 6

Personalidade histriônica 6

02/10/2019
Personalidade histriônica 6

Personalidade pode ser conceituada como o conjunto de características que definem uma pessoa. Em palavras mais simples: o jeito da pessoa, o jeitão dela. Sua maneira de ser, de agir, de se relacionar.

A personalidade é considerada alterada quando apresenta desvios importantes do modo como o indivíduo médio, em uma dada cultura, percebe, sente, pensa e se relaciona com os outros.  O transtorno - Transtorno Específico de Personalidade -  aparece já na infância ou na adolescência. Entretanto, o diagnóstico nunca é dado antes dos 16 ou 17 anos de idade.
São vários os Transtornos Específicos de Personalidade - leia no site o texto PERSONALIDADE DOENTE. Em um deles, denominado de Personalidade Histriônica, o indivíduo:
1. Apresenta teatralidade, autodramatização e expressão emocional exagerada.
2. É sugestionável, facilmente é influenciado pelos outros.
3. Necessita ser o centro das atenções e não se sente bem quando isto não acontece.
4. Comporta-se de forma sedutoramente inadequada.
5. Usa a aparência física para chamar a atenção sobre si mesmo.
6. Suas emoções são superficiais e mudam rapidamente.
7. Considera os relacionamentos mais íntimos do que realmente são.
Portanto, são pessoas que em qualquer grupo procuram se mostrar animados, provocantes, sedutores buscando chamar a atenção sobre si. Necessitam disto. De início, em geral, encantam as outras pessoas por seu entusiasmo e sedução. Quando esta atenção para si não se mantém o indivíduo se desagrada do grupo podendo até se irritar e adotar atitudes de menosprezo. Para impressionar os outros podem gastar dinheiro e tempo excessivo para se vestir e se embelezar. Às vezes, criam embaraços para familiares e amigos por uma excessiva exebição pública de emoções: soluçam incontrolavelmente em situações emotivas de pouca importância, abraçam conhecidos casuais com um ardor exagerado. Ligam e desligam suas emoções exageradas com excessiva rapidez dando a impressão de que costumam ser fingidos. Suas opiniões são facilmente influenciadas por tendências do momento e adotam convicções prontamente. 
Até há pouco acreditava-se que a freqüência deste transtorno era maior em mulheres. Porém, estudos mais recentes tem revelado taxas similares. Estima-se a prevalência de 2 a 3% na população geral. Ou seja, o Brasil com seus 170 milhões de habitantes deve ter entre três milhões e quatrocentos mil a cinco milhões e cem mil pessoas com Personalidade Histriônica.(Jorge Alberto Salton)

Enviando