ALTERAÇÕES PERMANENTES DA PERSONALIDADE
ALTERAÇÕES PERMANENTES DA PERSONALIDADE
As pessoas que convivem com o indivíduo notam que ele “não é mais o mesmo” após certos acontecimentos terem ocorrido em sua vida. Pode ter ficado mais retraído, mais desacreditado das pessoas, ter a sensação de estar “por um fio” como se constantemente ameaçado. Mas alguns, mudam adquirindo aspectos positivos: se sentem mais experientes para enfrentar os problemas que terão pela frente, tornam-se mais empáticos há pessoas que passaram por situações semelhantes a que passou.
Alteração devido à doenças orgânicas
A pessoa muda a forma dela se comportar depois de passar por uma doença orgânica: age diferente do seu habitual no que se refere à expressão de suas emoções, a sua forma de pensar, a sua sexualidade; pode também ter alteradas as suas funções cognitivas. Particularmente ocorre após determinadas lesões cerebrais e determinadas doenças neurológicas.
Alteração devido à doenças psiquiátricas
Especialmente após um período prolongado de sofrimento por doença psiquiátrica. Uma depressão grave resistente, um quadro acentuado de transtorno bipolar, por exemplo. O fato de passar por internação psiquiátrica prolongada, é outro exemplo. O indivídou pode criar um autopreconceito quando a ter tido uma doença mental; pode viver num meio psicofóbido. Em conclusão, pode ficar mais retraído.
Alteração após vivência catastróficas
O estresse pode ter lhe afetado a ponto de ir além do TEPT e ficar com modificação permante na sua forma de ser, de sentir, de agir, de reagir e na sua cognição. Ou seja, sua “personalidade não é mais a mesma” percebem as pessoas que com ele convivem. Pode ser devido a situações prolongadas que ameaçaram sua vida física e ou psicológica: cativeiro prolongado, sequestro, tortura, desastres, pandemias, estupros, traições, alvo de fake news, por exemplo.
Alterações pelo convívio prolongado em "bolhas"
O meio cultural, profissional, para citar exemplos, pode modificar o jeito de ser de uma pessoa. Quando ela se afasta pode recuperar sua identidade prévia, porém em geral fica como que uma "marca d'água". As pessoas dizem: "desde que ele começou a andar com aquela turma, ele não é mais o mesmo". Ficar muito tempo fechado dentro de um grupo, dentro de uma "bolha" pode provocar alterações permanentes no indivíduo. Expressões populares: "ele conserva o jeito de militar, mesmo não sendo mais"; "é visível que ele foi um dia seminarista".