OITO QUATRO. A AFIRMAÇÃO DE UMA POSSIBILIDADE
“OITO QUATRO. A afirmação de uma possibilidade”.
S. C. GAÚCHO NO CINEMA
Quando meninos de dez anos ajudaram a salvar uma das três mais antigas instituições da cidade: o Sport Club Gaúcho. Surpreendentemente se tornaram campeão estadual por cinco vezes, vencendo clubes poderosos como Juventude, Grêmio e Internacional. Inclusive, por ocasião do primeiro título conquistado ao vencer o Grêmio na final, Luis Felipe Scolari foi quem entregou a premiação (FOTO).
O Hospital de Clínicas, o Sport Clube Gaúcho e o Hospital São Vicente de Paulo são as instituições mais antigas de nossa cidade que se mantém vivas e atuantes até os dias de hoje.
Todos os clubes, em especial os mais antigos como o Gaúcho, fundado em 1918, passam por bons e maus momentos. Em 1994, o clube estava sem futebol e os sócios frequentavam as piscinas e queriam transformar o campo de futebol em cancha de tênis.
Jorge Salton, filho do patrono do clube, ao saber procurou a direção da época e recebeu a seguinte alternativa: se montasse uma equipe de futebol que disputasse um campeonato estadual, o campo não seria transformado em cancha de tênis. Junto com Adair Bica e Moacir Della Valentina, garimparam os meninos talentosos nascidos em 1984, formaram um time, treinaram muito e, entre mais de cem equipes, entre elas Grêmio e Internacional, se sagraram campeão estadual.
O documentário recupera a história de Passo Fundo, o papel que teve o futebol na pacificação pós Revolução Federalista. O Gaúcho, em sua maioria, chimangos e o 14 de julho, na maioria maragatos, desviaram o foco da luta armada para a disputa esportiva.
Com roteiro e direção de Jorge Salton e com a direção técnica de Michel Marouani, participam com depoimentos os atletas, agora quarentões, do time que ficou conhecido como os Oito Quadro do Gaúcho. O documentário tenta responder: passados trinta anos, o que fizeram de suas vidas, onde andam aqueles meninos?
Os 84 foram campeões do Estado do RS nos anos: 1994, 1996, 1997, 1998, 1999. Em 1995 foram vice-campeões. Ou seja, dois 10 anos de idade até os 15 anos conseguiram chegar em todas as seis finais e conquistaram o título em cinco delas.