1955: AXEL HUGO THEODOR THEORELL

09/10/2019
1955: AXEL HUGO THEODOR THEORELL

 Artigo cientrífico escrito por:
Freitas, Paola P.
Padua, Mario H. L.
Perin, Ramir L.

RESUMO:


O presente artigo faz parte de uma série de revisões sobre os laureados do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, realizadas por acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. Este trabalho consiste em um estudo bibliográfico sobre Axel Hugo Theodor Theorell, médico sueco premiado em 1955 por suas pesquisas sobre a natureza e ação das enzimas oxidativas. Seu trabalho em muito colaborou para o pleno entendimento dos mecanismos de oxidação a nível celular e para as subseqüentes descobertas nesse meio.
PALAVRAS-CHAVE: Prêmio Nobel, enzimas oxidativas, citocromo c.

ABSTRACT:

This article is part of a series of reviews on the winners of the Nobel Prize in Physiology and Medicine, conducted by academics from the Faculty of Medicine, University of Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil. This work is a bibliographical study on Axel Hugo Theodor Theorell, Swedish doctors awarded in 1955 for his research on the nature and action of oxidative enzymes. His work in very cooperated to the full understanding of the mechanisms of oxidation and the cellular level for the subsequent discoveries that way.
KEY WORDS: Nobel Price, oxidation enzymes, cytochrome c.

INTRODUÇÃO:

O Prêmio Nobel é hoje o maior símbolo de reconhecimento dos meios acadêmicos e científicos. Foi idealizado por Alfred Nobel e criado depois de sua morte em 1896. Foi entregue pela primeira vez em 1901, e a partir de então vem homenageando e entregando quantias notórias de dinheiro, como incentivo à novas pesquisas, à cientistas que realizaram trabalhos importantes para humanidade. São premiados pesquisadores que se destacam nos campos da Medicina e Fisiologia, Química, Física, Literatura e Promoção da Paz. Apesar de merecedores de reconhecimento, há pouca informação disponível acerca dos feitos e biografias dos ganhadores deste prêmio.
O ganhador do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1955 foi Axel Hugo Theodor Theorell que desenvolveu diversos estudos durante a sua vida como pesquisador, principalmente, na área da bioquímica.  Foi premiado por seu trabalho de pesquisa sobre as enzimas oxidativas, o que acabou por representar um marco na bioquímica.
Esta pesquisa tem como objetivo reunir informações sobre a vida e obra deste médico, além de conhecer e justificar a importância dada a sua descoberta, uma vez que, em sua época, representaram um avanço no entendimento da bioquímica e no conhecimento das enzimas oxidativas. 

VIDA E OBRA:

Axel Hugo Theodor Theorell nasceu em 6 de julho de 1903, em Linköping, Suécia. Estudou durante nove anos em uma escola secundária de Linköping, até 1921, quando ingressou no instituto Karolinska, na Suécia, para estudar medicina, formando-se em 1924.
Após sua graduação, estudou por três meses bacteriologia no Instituto Pasteur, em Paris, e, de volta ao instituto Karolinska, trabalhou com o professor Einar Hammarsten , o qual influenciou o seu primeiro trabalho, que foi sobre a influencia dos lipídios sobre a sedimentação dos glóbulos sanguíneos.
Em 1930 obteve o título de MD com uma tese sobre os lipídios do plasma sanguíneo, e foi nomeado professor de química fisiológica no instituto Karolinska. Em 1931 pesquisou sobre o peso molecular da mioglobina, no Instituto Svedbergs na Universidade Uppsala, instituto no qual começou a trabalhar como professor de medicina e bioquímica, o que possibilitou um aprofundamento no seu trabalho.

 

Enviando