Antidepressivos / Manutenção/3

Antidepressivos / Manutenção/3

02/10/2019
Antidepressivos / Manutenção/3

TRATAMENTO DE MANUTENÇÃO

Artigo publicado no Journal of Biological Psychiatry pelos psiquiatras norte-americanos Martin Keller e Robert J. Boland, revela os seguintes dados. A incidência da doença depressiva nos Estados Unidos é de 17,1%. Após a recuperação, as recaídas ocorrem em pelo menos 60 % dos casos. 
As pesquisas atuais revelam que o uso de antidepressivos depois que o paciente melhorou da depressão é muito importante para evitar uma recaída. Porém, por quanto tempo usar?
Sabe-se que cada paciente terá um tempo de uso ideal para si. Não há uma conduta única. Porém, cada vez mais as pesquisas apontam para um uso prolongado. Antes se falava em pelo menos 6 meses, hoje já se fala em 2 anos. Portanto, cada caso é um caso. Deve haver uma combinação entre médico e paciente.
Há ainda pacientes que provavelmente terão de usar antidepressivos por muitos e muitos anos, talvez por toda a vida. A postura atual indica a manutenção do uso de antidepressivos ao longo da vida nas seguintes situações, segundo sugere o dr. Táki Athanássios Cordás, psiquiatra do Hospital de Clínicas/Faculdade de Medicina da USP:
1. Para pacientes que já tiveram 3 ou mais episódios de depressão, independente da idade;
2. Para pacientes com 40 anos ou mais que tiveram 2 episódios ou mais de depressão;
3. Para pacientes com 50 anos ou mais que estão tendo seu primeiro episódio.
Portanto, cada caso deve ser estudado com o médico. Nunca suspenda por conta própria.(Jorge Alberto Salton)

Enviando