Quando o amor é delírio

Quando o amor é delírio

30/09/2019
Quando o amor é delírio

Em 1942, Clèrembault, psiquiatra francês, descreveu o caso de uma paciente que tinha a absoluta certeza de que determinado  homem de status social superior a amava mas que não podia revelar que a amava. O homem, vítima desta paixão patológica, nem sabia disto.

Entre as chamadas Idéias Delirantes Persistentes encontramos a Erotomania. Uma idéia delirante é: 1. Uma falsa crença; 2. Não corrigida pela confrontação com a realidade; 3. Tende a se difundir e ir tomando conta do pensamento do indivíduo: só pensa nela.
Na Erotomania o tema central do delírio refere-se a ser amado por outra pessoa. Na maioria das vezes, o que impera não é propriamente o desejo sexual e sim um romantismo, uma união espiritual idealizada. A vítima, em geral, detém uma condição social superior. Por exemplo, uma pessoa famosa ou um superior na instituição onde trabalha. Pode ser também um completo estranho. Às vezes, o paciente mantém seu delírio em segredo. Porém em geral, tenta contato com a vítima através de visitas pessoais, telefonemas, cartas ou e-mails. Quando o portador do delírio é um homem, há perigo maior de atitudes agressivas frente a rejeição. A mulher, quando vítima, em geral tem de fazer ocorrência policial do assédio agressivo e procurar maneiras de evitar o contato. 
A erotomania pode ser tratada e pode evoluir bem. Porém, muitas vezes é difícil o paciente aceitar que se trata de uma doença e de que precisa de atendimento psiquiátrico.
O filme Don Juan DeMarco, de Jeremy Leven, retrata mais uma  idéia delirante persistente de grandeza. Num hospital psiquiátrico, um rapaz (Johnny Depp) afirma ser o mítico Don Juan. Ao psiquiatra (Marlon Brando), vai contando episódios de sua vida de conquistas, e em nenhum momento temos a certeza se tudo aquilo se trata de delírio ou realidade. Nem mesmo na conclusão do filme essa escolha é feita, e ficamos com um final onírico que deixa a opção nas mãos do espectador. A erotomania é parcialmente retratada em Atração Fatal. O que chama a atenção, nestes casos, é o fato de que o desejo da vítima não interessa. Ou seja, não adianta dizer: “Eu não estou apaixonado por você!” “Eu não quero contato contigo!” Absolutamente isto não tem importância. O assédio continua. Em Atração Fatal, Michael Douglas não deseja o relacionamento com Glenn Close. O desejo dele não interessa. No caso deste filme, não aparece uma das características muito encontrada nas erotomanias: a certeza de que o outro está apaixonado mas não pode, por um ou outro motivo, revelar sua paixão.
(Jorge Alberto Salton)
 

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