Filme: A solidão do náufrago

Filme: A solidão do náufrago

02/10/2019
Filme: A solidão do náufrago

Qual o acontecimento que mais desencadeia doenças em nós humanos?

Provavelmente a solidão. No filme Náufrago (Cast away) Tom Hanks, após o mergulhar no Pacífico com o avião em que  viajava, consegue chegar sozinho a uma pequena ilha. Dias após, chegam a praia alguns destroços do avião, algumas bagagens, entre estas uma bola de volei. Desenha nela olhos, nariz e boca. Agora tem a companhia do... Wilson. Passa a conversar com a bola, discute com ela. Procura assim, em fantasia, fugir da solidão. Numa situação assim, nós seguimos pensando, conversando interiormente com as pessoas que deixamos para trás. Quatro anos se passam e Tom Hanks percebe que suas vozes interiores estão mais fracas. A humanização vai sendo perdida. Naquelas alturas é mais provável que sobreviva fisicamente permanecendo na ilha, já a domina. Porém, a solidão absoluta se aproxima, quela em que há silêncio no interior. A humanização está sendo perdida! Opta pelo mais arriscado. Sobre pedaços de madeira atira-se ao mar e vai atrás das vozes. A solidão não era só interpessoal, era também intrapessoal. E esta é absolutamente insuportável. Podemos andar nos relacionando com poucas pessoas devido a conjuntura. Por exemplo, mudamos de cidade, de país. Porém, se mantemos dentro de nós vínculos com nossos interesses, conseguimos manter o equilíbrio. Com interesses refiro-me a pessoas, a atividades profissionais, culturais, sociais... A internet ajuda muito. Logo que ela foi implantada dizia-se que provocaria a solidão, as pessoas ficariam na frente do computador e longe dos contatos humanos. Na minha experiência se passou o contrário. Conheci mais pessoas, recuperei vínculos graças a internet. Minha família reuniu os parentes de dois continentes graças a internet.
Solidão que eu me refiro é aquela em que não temos vínculos interpessoais mas também não temos vínculos com nossos interesses, valores, com a cultura que está dentro de nós: a solidão intrapessoal ou intrapsíquica. Quando não mais conseguimos trazer para nossa consciência a lembrança de nossos amigos, de nossos antepassados que já se foram.
Prevenir muitas das doenças é, em grande parte, prevenir a solidão. É cultivar o bom hábito de lembrar daquele avô que há muito já se foi.(Jorge Alberto Salton

Enviando